segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Viduedo

Quando optei por colocar esta fotografia na Internet, procurei alguma informação sobre Viduedo. Pouco mais consegui saber do que se trata de um lugar pertencente à freguesia do Azinhoso, no concelho de Mogadouro. Na manhã em que visitei Viduedo estava frio, muito frio. Fica prometido um regresso, para que esta pequena localidade conquiste também um lugar honrado no espaço virtual.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Desde já agradeço a excelente ideia de colocar uma foto de Viduedo no espaço virtual.

Viduedo segundo o que dizem as pessoas mais antigas, surgiu através de uma família que vivia numa quinta e chamava muita gente para trabalhar no campo. Essas pessoas fixaram-se e constituiram família. Em tempos chegou a ter mais 200 habitantes, actualmente tem cerca de 30 habitantes e pode certamente entrar para um livro de recordes...

A nível de estruturas havia um lagar que foi transformado em casa do povo e nas eiras houve um forno de telha dos quais existem muito poucos vestígios. Havia também um restaurante em que tinha uma especilidade em peixes do Sabor.

Viduedo tem um areal fantástico para quem gosta de apanhar sol e dar um mergulho. É conhecido como "Areal" e vale mesmo a pena conhecer e recomendar. Muito bom...

Em relação a festividades Viduedo tem duas festas. Uau!
Celebra-se a festa anual em Honra a Nossa Senhora de Fátima a 13 de Maio, podendo ser domingo se for dia 13 ou em alternativa no sábado mais próximo de do 13. O programa é o habitual neste tipo de festividades. Missa tocada e cantada antes do almoço e baile à noite.
Um hábito saudável desa festa é o facto de não costumar repetir grupos de um ano para o outro, ésempre a inovar.
Só para terem uma ideia...

2005 - Banda Atlantis & Real Tuna Universitária de Bragança)

2006 - Norte Show (Vinhais)

2007 - Mário Madeira (Alverca da Beira-Guarda)

2008 - Sons do Azibo (Arrifana-Macedo de Cavaleiros)

2009 - Em principio o Império Show (era doce... mas certamente que vai haver surpresa)

Podem acreditar que tendo em atenção o tamanho da aldeia a festa junta bastante gente e termina bem tarde. Jásabem, estão convidados.

A 22 de Julho é dia santo em Viduedo, comemora-se o Santo Apolinário. Esta celebração é exclusiva para os habitantes e familiares dos locais. Por isso nem pensem passar por Viduedo a 22 de Julho!!! Lol

Nelson Pinto de Sá

Anónimo disse...

Ola Nelson!

Acho Viduedo um Mundo Autentico, ando muito curioso principalmente pela gastronomia, que não fizeste referência, mas que me têm falado muito bem.
A foto que apresentas esta muito gira, porque tem neve, adoro neve e frio e segundo o que me têm falado aqui nos açores, local onde moro, isso de inverno não se pode por o nariz fora da porta.

Ate um dia destes...

Bruno dos Açores

Anónimo disse...

Amigo Bruno, referi o restaurante que já não existe que tinha a especialidade de peixes do rio Sabor. Apesar de já não confecionarem vendem peixe fresco.

marisa disse...

ola eu estou a pesquizar sobre esta aldeia e descobri tambem uma fonte romana onde corre agua para um tanque comunitario. espero que lhe interesse e tenho uma fotografia sobre essa fonte

Anónimo disse...

Pretendo conhecer Viduedo, terra de meus avos por parte de pai, sei que é muito pequena e não tenho mais parentes la, quem sabe ainda encontro alguem que conheceu meus ancestrais.
Luis Augusto- São Paulo-BR

Anónimo disse...

Também pretendo conhecer Viduedo... Que aliás, é meu sobrenome (por acaso, ou não).
fla_viduedo@hotmail.com

Nelson disse...

Esta mensagem é para o Luís Augusto: sempre pode tentar encontrar alguma ligação aos seus ancestrais. Deixe seu mail que podemos trocar uns mails.
Cumprimentos