Frio de bater o dente está a atingir Portugal de Norte a Sul, estando prevista para hoje uma nova descida nos termómetros, com o Interior a registar temperaturas negativas durante a madrugada. O Instituto de Meteorologia colocou ontem em alerta amarelo 12 dos 18 distritos continentais. Bragança é a cidade mais fria, com mínimas a descerem aos 7,5 negativos. Valores de zero ou menos graus estão ainda previstos em Braga, Castelo Branco, Évora, Guarda, Viana do Castelo e Vila Real. Em Lisboa os termómetros irão descer até aos cinco graus e no Porto aos quatro. Faro será a capital de distrito menos fria, com uma mínima de sete graus.A descida da temperatura para valores abaixo da média nesta época do ano resulta de uma massa de ar frio estacionada no centro da Península Ibérica e que é arrastada até ao litoral português por ventos provenientes de Leste.
Apesar do frio, o sol brilha em todo o Continente. Esta é, contudo, uma situação que deverá sofrer alterações no final da tarde de terça-feira, prevendo-se chuva para o Centro e Sul do País. Na quarta-feira a precipitação estender-se-á ao Norte, havendo alguma probabilidade de queda de neve nas terras altas. É provável que a chegada da chuva leve a uma subida das temperaturas mínimas.
No que toca a temperaturas máximas, a meio da tarde de hoje devem ser observados 15 graus em Faro, 13 no Porto e 12 em Lisboa.
A presença de uma massa de ar frio e seco agrava a seca existente, com maior gravidade no Nordeste Transmontano.
Diferentes são as previsões para os arquipélagos da Madeira e dos Açores, com números bem mais agradáveis. Apesar de o céu estar nublado, na Madeira espera-se uma variação entre os 16 e os 22 graus e nos Açores as temperaturas deverão oscilar entre 13 e 18 graus.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a população a tomar as medidas preventivas para minimizar situações que possam colocar em risco a sua saúde. No vestuário é recomendado o uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar. “Cuidado com as lareiras, braseiras e aquecedores a gás devido ao risco de acidentes domésticos”, é outra das recomendações da Protecção Civil.
Visto em: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário