quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Autarquias criam órgão para QREN

Os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, em parceria com os «ayuntamientos» espanhóis da área ribeirinha do Douro Internacional, criaram o Douro - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT). Este organismo, sediado na vila espanhola de Travanca, visa a candidatura conjunta de projectos ao Quadro de Referencia de Estratégia Nacional (QREN).
«Numa altura em que a maioria das autarquias trabalha na concepção de projecto para apresentar ao QREN, deixou de ser viável que sejam apresentados por um município ou território individualmente, tornando-se mais eficaz apresentar projecto comuns», explicou Morais Machado da Associação de Municípios do Douro Superior, citado pelo ao Jornal de Notícias.
Morais Machado referiu que os projectos «entrosados», a apresentar em Junho, focam a saúde e serviços sociais, ambiente e desenvolvimento sustentável, turismo, agricultura, transportes e desenvolvimento económico, entre outros. «No AECT-Douro será possível apresentar projectos que absorvam o correspondente a 2.52% do valor global do QREN». acrescentou.
Contudo, o presidente do município de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, considera « que vai ser praticamente impossível as nossas Juntas de Freguesia apresentarem projectos, por não terem poder económico para fazer face aos 25% que são necessários para avançar como as iniciativas, já que nos projecto transfronteiriços tem de se andar com o dinheiro à frente, ou seja, são pagos contra recibo e não contra factura».

2008-02-14
Visto em: IGov