domingo, 3 de abril de 2011

Festival de Folclore

No dia 6 de Março realizou-se em Mogadouro, integrado nas comemorações da Amendoeira em Flor, um festival de Folclore.
Não assisti ao desenrolar de todo o festival mas estive presente na actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Mogadouro.
Em primeiro lugar fui surpreendido com a quantidade de gente que estava a assistir ao evento. Acredito que muitos seriam da vila, mas também devia haver muitas pessoas que se deslocaram das aldeias para assistirem ao festival. O folclore, gostos à parte, são manifestações culturais que têm a ver com as nossas raízes, com o que fomos, somos e sentimos, por isso devem ser acarinhadas. Os grupos são uma mostra das nossas terras e uma ocupação dos tempos livres interessante e recomendável para os nossos jovens, que cada vez têm mais meios de comunicarem mas vivem mais isolados, com pouco convívio com os seus pares ou gerações mais velhas.
Pela primeira vez que vi o grupo, não pude deixar de comparar com as danças mistas de Terras de Miranda, que conheço bem. As músicas são as mesmas, os trajes também. Senti-me em casa e gostei muito de assistir ao espectáculo. Em termos fotográficos aprecio muito as cores dos trajes e o grupo tem muita cor. Tem também muita juventude, muita energia, e, pareceu-me, uma boa direcção. Ficarei atento, pois gostaria de ver mais actuações do grupo.
Ligação ao sítio web do Rancho Folclórico e Etnográfico de Mogadouro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive lá e adorei...aproveitei as mini férias do Carnaval para visitar as minhas origens! Amo essa terra amo essa gente ... por maior que seja a distância e por vezes a ausência serei sempre gente dessa terra.
Marta Cancela

Anónimo disse...

Sou brasileiro filho de português originário de Vila de Ala, Concelho do Mogadouro. Adorei a foto da Vila de Ala, onde nasceu meu pai e meus avós. Tive o grande prazer de visitar a Vila, há uns 10 anos. Tenho muitas saudades de lá retornar. Gostaria de poder apreciar mais fotos do local. Sou neto de Francisco Maria Lopes, filho de Manoel Ignácio Lopes, que lá viveram muitos anos, deixando atividades de lavoura. Meu e.mail "jojuridico@gmail.com" - Joao Carlos Lopes.