sábado, 4 de setembro de 2010

Mogadouro - Nossa Senhora do Caminho (2010)

Realizaram-se na última semana de Agosto, em Mogadouro, as festas em honra de Nossa Senhora do Caminho.
Apesar de ter passado no concelho os últimos dias do mês, a festa não me atraiu, e só me desloquei à vila no dia da procissão de Nossa Senhora do Caminho. Foi um Agosto muito preenchido e era necessário um bom atractivo para me tirar da tranquilidade da casa. Dos grupos musicais anunciados talvez tivesse gostado de ouvir os Quinta do Bill e o Camané, mas ainda os ouvi há pouco tempo.

Uma das características que, a meu ver, distingue a festa de Nossa Senhora do Caminho, de outras festas a que tenho assistido, e assisti neste Verão, são as manifestações de . Embora com uma tendência decrescente, merece realce a componente religiosa destas festas. Até eu que sou católico mas pouco praticante, fico impressionado com a quantidade de pessoas que faz promessas e se desloca à pequena ermida de Nossa Senhora do Caminho nos dias de festa.
Este ano a procissão teve um percurso mais curto, não sei porquê. Gostava de ter a ter visto ao longo da Avenida do Sabor, mas quando me apercebi já estava a entrar no recinto da capela.
No final da procissão o grupo de Bombos de S. Sebastião (Darque) fizeram a sua despedida com uma entusiasmante exibição em frente à capela de Nossa Senhora do Caminho.

Pelo que me disseram, valia a pena ter assistido ao fogo de artifício mas a essa hora já me encontrava em viagem.

1 comentário:

Francisco Frazao Calejo disse...

A Nossa Senhora do Caminho é uma romaria de todos os Mogadourenses e seus descendentes.À muito que eu não ía a tão linda procissão,mas como meu pai era um grande fã e humilde cidadão de Mogadouro e tendo falecido,mas com vontade de ir a tão linda procisão,eu fiz esse gosto e a promessa que nunca irei faltar a tão linda romaria.Mogadouro está sempre no coração de todos aqueles que por lá passaram,como eu que ainda aí estudei e vivi.Preservo a ideia de um dia poder viver em tão linda vila,que muitas recordações tenho.Desde já os meus parabens por tão lindo blogge,um abraço