sábado, 18 de abril de 2009

Enfeitar os sinos, em Brunhoso


Uma das tradições da Páscoa que fui encontrar na freguesia de Brunhoso (Mogadouro) dá pelo nome de "enfeitar os sinos". É feita na noite de sábado para domingo de Páscoa e consiste em enfeitar os sinos (e a igreja) com flores recolhidas no campo: nabiças, ferranha, mimosa, pilriteiro, giestas, etc. Os rapazes, depois de procederem clandestinamente a esta decoração, tocavam o sino durante toda a noite e todo o domingo.

Algumas imagens do dia de Páscoa (12-04-2009) em Brunhoso.

1 comentário:

João Mata disse...

Boa tarde.
Antes de mais, gostaria de pedir desculpas por estar a fazer um comentário em "off-topic", mas achei que esta seria a melhor forma de divulgar esta iniciativa.

Transcrevendo parte de um post num blog de minha autoria:

"Depois de uma volta pela blogosfera e de ver que a quantidade de blogs Transmontanos aumenta a cada dia que passa pensei se não seria interessante unir todos esses blogs com uma imagem... Algo que unisse os seus colaboradores num sentimento comum: O orgulho em ser Transmontano!
Assim, e à semelhança do que já se passa com este meu blog, sugiro aos autores, colaboradores e administradores de todos os blogs Transmontanos a inclusão de uma das imagens que a seguir se publicam nos seus blogs.
A imagem, depois de colocada no blog, não redirecciona para nenhum site! Não há links, não há spam, não há nenhuma maldade nesta sugestão! Apenas o orgulho no local onde nasci!"
Queiram ver as imagens seguindo o seguinte URL: http://bombeiralhadas.blogspot.com/2009/05/orgulhosamente-transmontanos.html

Fiquem com um forte abraço!

João Mata