quinta-feira, 14 de outubro de 2010

À Descoberta do Variz

Durante o mês de Agosto de 2010 tive oportunidade de fazer pequenos passeios por algumas das aldeias do concelho. Uma das que visitei foi a aldeia do Variz. Confesso que esta aldeia era totalmente desconhecida para mim. Apesar de não estar situa a muita distância de Mogadouro, não se encontra em nenhum dos eixos rodoviários que une a sede de concelho às sedes dos concelhos vizinhos, pelo que, só vai ao Variz que se perde, ou quem tem essa intenção. Eu fui porque pretendia Descobrir mais um cantinho do concelho.
O Variz é uma anexa da freguesia de Penas Roias. Está a pouco mais de 11 km de Mogadouro (pela N221) e a 7 de Penas Roias, por estradas municipais. As poucas vezes que ouvi falar da aldeia foi quase sempre sobre a estação do caminho-de-ferro, que integrava a Linha do Sabor, morta há uma série de anos. Nesta estação funcionou, em tempos um bar. Essa particularidade foi várias vezes apresentada como exemplo de aproveitamento das infra-estruturas, muito antes de existir a Ciclovia do Sabor em Torre de Moncorvo ou o bar na estação de Larinho.
Ao primeiro contacto com a aldeia o sentimento foi de surpresa. As casas encontram-se dispersas por vários locais, com maior concentração em volta da igreja matriz e junto da estação, mas há outros bairros onde não me desloquei. Não contava com uma aldeia tão grande.
Num Sábado de manhã, o ambiente era de tranquilidade e vagabundeei pelas principais ruas sem praticamente me cruzar com ninguém. Como habitualmente a minha atenção centrou-se nas casas mais antigas, algumas em ruínas, outras com sinais positivos de obras de restauro. Infelizmente sem o apoio técnico (e até monetário) das autarquias, estes restauros são muitas vezes descaracterizadores, e este local não foge à regra.
A aldeia é atravessada por um curso de água, mas, em pleno Verão, não se via mais nada além de erva fresca. É de realçar a existência de um pequeno jardim com hortênsias e roseiras, tudo muito bem cuidado.
Encontrei uma pequena capela com a imagem de Nossa Senhora das Dores no altar. Também apresenta restos de frescos na parede num dos lados do altar e a representação do purgatório do outro. As paredes, o tecto, a porta e o pequeno campanário são recentes ou foram restaurados.
Quando é possível, impõe-se uma visita à igreja. Por sorte, foi possível. A presença de um habitante local deu-me a possibilidade de percorrer o espaço sem receios de ser mal interpretado.
Vale a pena visitar este espaço. Tem-se registo da igreja de S. João Baptista desde o início do Século XVI, altura em que foi ladrilhada a capela-mor, pintada uma imagem de S. João Baptista e mudada a pia baptismal para um canto da igreja. O interior é amplo, fruto possivelmente de vários acrescentos. Os altares também não são todos da mesma época. O mais trabalhado (e talvez antigo) é onde se encontra o Sagrado Coração de Jesus. Pelo brilho adivinha-se que o altar e o ambão são ambos novos. Há imensas imagens espalhadas por todos os espaços dos diferentes altares. Esta e outras características dão um ar simples e acolhedor ao edifício. O tecto da capela-mor está pintado de azul, com alguns elementos em dourado e com uma ilustração de Santo Antão ao centro. No chão ainda são evidentes as diferentes divisões onde eram depositados os mortos. Algumas pedras têm gravações.
No exterior há um largo a toda a volta da igreja. O frontispício, voltado para poente, apresenta uma torre sineira, com dois sinos, e uma porta com um arco perfeito. A simplicidade de elementos é característica de muitas igrejas desta região. Algumas nem apresentam a porta. Curiosamente há uma estrutura com uma pequena sineta do lado direito do frontispício.
Não muito longe da igreja há uma estrutura em granito, uma espécie de nicho, encimado por uma cruz. Sou tentado a pensar que tenham sido umas alminhas. O interior foi outrora pintado. Também aqui é visível o gosto que os habitantes têm pela sua aldeia, uma vez que há bonitas flores por todo o lado.
Junto à estrada que segue para a estação, há um bar e, perto dele, uma fonte de mergulho bastante bonita. A posição do sol não me permitiu fotografá-la com rigor, mas é bastante elegante. Muitas fontes deste género estão numa posição baixa em relação ao nível do solo, mas não é este caso, favorecendo assim a estética. É possível que tenha havido uma cruz sobre a fonte.
A paragem seguinte foi na estação. A minha muita curiosidade só foi ultrapassada pela desilusão. Trata-se de um edifício muito bem situado e bonito, mas era tal o abandono que senti envergonhado com a forma como tratamos o nosso património. O edifício está completamente ao abandono. Crescem silvas por toda a parte, sendo quase impossível circular em volta. Talvez as expectativas fossem muitas, mas achei uma pena tanto abandono.
Apesar de tudo, fiquei com uma boa imagem do Variz. Espero ter mais oportunidades de voltar à aldeia e conhecer com mais pormenor alguns dos seus aspectos mais característicos.

Sem comentários: