sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Convento de S. Francisco

O edifício da Câmara Municipal de Mogadouro entrou em obras de remodelação. As instalações da autarquia ocupam o antigo Convento de São Francisco, que data do século XVI, e há muito que precisavam de alguns melhoramentos. Depois de arranjos internos, agora é a vez do exterior. Fachada, jardins e ainda parque de estacionamento vão ficar de cara lavada.

Há oito anos quando Moraes Machado tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Mogadouro idealizou um projecto de reformulação do edifício seiscentista que fora o Convento de São Francisco.

O objectivo era a remodelação total, mas as obras não avançaram na altura porque os sucessivos governos não cumpriram com o prometido.

“Parou um pouco porque o governo na altura tinha-nos oferecido, em promessa, 1 milhão e meio de euros, mas depois houve alterações sucessivas de governos e isso nunca se verificou. Optámos por colocar-lhe o telhado, modernizar balcões e atendimento, isto tudo na parte interior faltando apenas agora a parte exterior”.

Claustros, jardins e estacionamento, quase sempre congestionado, vão agora sofrer algumas alterações. O autarca mogadourense explica em que consistem as obras.

“Vamos ter um estacionamento subterrâneo para 50 lugares, que são normalmente os carros que estão estacionados na superfície, libertando-a para fazer um bonito jardim e as arcadas em vidro para colocar algumas obras de arte que temos. Alindar, agilizar e tornar o edifício mais funcional. Uma obra que ronda o milhão e meio de euros”.

A obra foi candidatada ao QREN inserida na recuperação da zona histórica da vila de Mogadouro.

“É um projecto que apresentámos ao QREN, integrado na recuperação da zona histórica da vila, que vai desde a rotunda dos bombeiros até à Santa Ana. Um projecto aprovado e que ronda os 4 milhões e meio de euros”.

O núcleo histórico já estava reconstruído: castelo e praça da misericórdia. Agora faltava o Convento de São Francisco, edifício do século XVI que alberga a Câmara. O prazo de execução da obra é de 360 dias.

Fonte: Onda Livre
Por: Miguel Midões

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Olá!

Quero dar os parabéns pelo blogue. É uma óptima forma de dar a conhecer o melhor da nossa terra.

Venho por este meio fazer um convite :

De 10 a 30 de Setembro irá decorrer uma blogagem colectiva sobre vindimas e vinhos.

Convido-o a participar enviando um pequeno texto (com a respectiva identificação do autor e endereço do blogue), com máximo 25 linhas e uma fotografia até dia 8 de Setembro para : aminhaldeia@sapo.pt

Para saber mais, sobre o funcionamento da mesma, queira por favor fazer uma visita ao blogue da Aldeia da minha vida. Ficarei a aguardar por si.

Abraço
Susana Falhas