quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nossa Senhora do Caminho (2011)

As festas de Nossa Senhora do Caminho tiveram início no dia 06 de Agosto, mas os dias fortes  foram os dias 27 e 28. Esta festa rivaliza com as maiores que se realizam no distrito, juntando milhares de pessoas, quer na componente religiosa, quer nos espetáculos musicais e feira.
Acompanhei as festas nos dias 27 e 28.
A festa de Nossa Senhora do Caminho é igual e diferente das restantes grandes festas e romarias. A semelhança está na alegria, no movimento de pessoas e no comércio que rodeia estes eventos. Tal como noutras festas, o comércio mais representativo são os vendedores do norte de África, mas que vendem marcas famosas e caras. Na minha opinião, a diferença está na fé, no respeito e na forma como decorrem as procissões de Sábado e de Domingo.
Mogadouro é um concelho agrícola, onde se movimenta muito dinheiro. Mas é também um concelho de emigração, principalmente para Espanha. O mês de Agosto é o mês em que Mogadouro se enche de pessoas, em que os emigrantes regressam à terra natal, em que se visita a família e se reveem os amigos. Os momentos altos do mês são, sem dúvida, a Festa de S. Ambrósio (esta no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas bastante frequentada por Mogadourenses) e a Nossa Senhora do Caminho (isto quando as duas não coincidem na mesma data).
Realizam-se duas grandes procissões, uma no Sábado, outra no Domingo. Tradicionalmente a procissão do Sábado era mais curta e com menos gente, do que a de Domingo. Na atualidade as coisas não são bem assim. Foram muitas centenas de crentes que participaram na procissão e milhares os que assistiram à sua passagem. Depois da celebração da Eucaristia, com um sermão à moda antiga, prepararam-se os anjinhos, em grande número e formam-se as tradicionais quatro filas de pessoas que cumprem promessas. São muitas pessoas, novas ou de mais idade, principalmente do sexo feminino. A maior parte faz o percurso da procissão descalça, segurando uma vela acesa. Há apenas um andor, o de Nossa Senhora do Caminho, decorado com flores naturais, de cores brancas e azuis em sintonia com as cores da imagem, muito, muito bonita.
Do decurso da procissão verifica-se, mesmo nas pessoas que assistem, um silêncio e um respeito já pouco habituais nos tempos que correm. Não sei se há fé nas pessoas que veem a procissão passar do passeio, ou nas varandas, mas já fico admirado só pelo respeito.
No Domingo repetem-se os cenários, mas com muito mais gente a assistir e a participar nos atos religiosos. A procissão faz um percurso maior, contornando o castelo e fazendo uma entrada triunfal na alameda do recinto do santuário. Tal como no Sábado, duas bandas de música abrilhantaram a procissão e dois elementos da GNR montados a cavalo abriam caminho na cabeça da mesma.
À chegada do andor a ermida é lançada uma salva de morteiro que faz tremer as pedras da calçada e disparar os alarmes dos automóveis.
As noites são animadas, com variados conjuntos musicais, quase sempre dois. No Sábado o nome sonante foi José Cid. O recinto esteve cheio e, estou certo que o artista ficou muito feliz com a assistência a fazer coro em todas as canções que cantou. Não deixa de ser surpreendente, uma vez que estamos a falar de sucessos, alguns deles com mais de 30 anos! Não havia só cabelos brancos na assistência; muitos jovens também apreciam as baladas melodiosas do José Cid.
O conjunto de mordomos das festas está de parabéns. Foi um prazer participar nas Festas de Nossa Senhora do Caminho 2011.

1 comentário:

Rosa Silva disse...

Como mordoma integrante da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Caminho 2011, gostei de ler o texto e ver as Fotos publicadas que ilustram de forma fiel toda a atmosfera vivida nesta grandiosa e comovente festividade.
Agradecemos a sua generosidade em partilhar toda a informação que agora já é uma memória.
Obrigada!!!!!!
Rosa Dias Silva