quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Exposição em Lisboa recorda Trindade Coelho, um dos nomes maiores da “geração inconformada”


“Estas Infinitas Saudades...” é o título da exposição sobre Trindade Coelho que será inaugurada no dia 9 em Lisboa. Cento e um anos passados sobre a morte de um dos nomes maiores da conhecida “geração inconformada”, a Câmara de Lisboa decidiu assinalar a data com um ciclo de exposições e conferências no edifício dos Paços do Concelho.

Trindade Coelho nasceu em Mogadouro no dia 18 de Junho de 1861 e morreu em Lisboa a 9 de Agosto de 1908.

Considerado "um dos mais ilustres homens do Portugal do século XIX”, Coelho pertenceu à “geração inconformada” a par de Camilo Castelo Branco, Antero de Quental e Eça de Queirós. “As comemorações do centenário da sua morte têm como objectivo recordar não só a sua carreira literária, mas também a sua carreira como jurista e homem da imprensa esclarecida”.

A exposição é inaugurada no dia 9 de Agosto às 17h30, com a palestra “Trindade Coelho, Vida e Obra” de Ernesto Rodrigues da Universidade de Lisboa. Já em Setembro vão ter lugar várias conferências, visitas guiadas e apresentações teatrais (adaptações de contos do autor) nos Paços do Concelho.

As comemorações do centenário da morte de Trindade Coelho iniciaram-se em Junho de 2008 e vão ser concluídas a 27 de Setembro deste ano. A entrada na exposição é livre, de segunda a domingo (excepto ao sábado), entre as 10h00 e as 20h00.

05.08.2009 - 15h17 Simão Martins
Público

Sem comentários: