quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Passagem de Ano à moda antiga

Constantim (Miranda do Douro)
Passagem de Ano à moda antiga
O "Dia dos Cepos" e a "Festa dos Moços", celebrados na aldeia de Constantim, no concelho de Miranda do Douro, são as sugestões da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) para a Passagem de Ano.

De 27 de Dezembro a 1 de Janeiro, quem quiser visitar o Nordeste Transmontano pode desfrutar de um final de ano recheado de tradições e admirar a beleza das paisagens desta região.

No primeiro dia, a AEPGA sugere o "Dia dos Cepos", em Constantim. As festividades têm início com o atear de uma grande fogueira pelos rapazes da aldeia, que prometem muita animação.

No dia seguinte, realiza-se a "Festa dos Moços". Logo pela manhã, o "Carocho e a Velha", acompanhados pelo grupo de pauliteiros e de tocadores de flauta pastoril, tamboril, gaita-de-foles, caixa e bombo, desfilam pelas ruas da povoação. O cortejo pára em todas as casas, onde os pauliteiros dançam um "lhaço" e o carocho faz inúmeras tropelias, espantando quem passa.

Para os dias 30 e 31 está marcado um passeio pelo Vale do rio Sabor, entre Vimioso e Mogadouro, a visita ao Centro de Recria e Acolhimento do Burro de Miranda, "o Palheirico", na aldeia de Atenor (Miranda do Douro), e um passeio de burro pelos caminhos rurais da aldeia, de onde se avistam inúmeros pombais tradicionais.

O primeiro dia de 2008 será comemorado com um almoço campestre no miradouro de S. João das Arribas.

Durante o próximo ano, a AEPGA vai desenvolver diversas actividades alusivas aos cogumelos, à educação e maneio da raça asinina e ao Carnaval tradicional de Trás-os-Montes.

Além disso, um dos sócios mais jovens também colocou a associação no HI5, para divulgar e dar a conhecer estes animais junto da população mais nova.

Teresa Batista/Jornal Nordeste Sexta-feira, 21 de Dez de 2007
Visto em: Jornal Expresso

Sem comentários: